domingo, 9 de fevereiro de 2014

14 km com a chuvada da vida, tempestade de areia e correr sem sair do lugar

Hoje à tarde estavam reunidas as condições climatéricas ideais para:

[A] - dormir uma sesta
[B] - ver um filme, no sofá, com uma mantinha quentinhos
[C] - ir correr 14 km (com a chuvada da vida, tempestade de areia e correr sem sair do lugar)


Os dias com temperaturas a rondar perto dos 0ºC ou de chuva incessante não têm obrigatoriamente de arruinar os planos de treino ou prova de corrida.

O i Running expõe alguns motivos para continuar a correr no Inverno:
  1. Correr na rua é mais divertido”. Segundo uma coluna do Los Angeles Times, pessoas que correm ao ar livre correm mais rápido, mais longe e com mais motivação.(...) correr na rua mesmo no Inverno traz um benefício adicional – o ganho de motivação, pois ao correr três quilómetros de distância a partir de casa vão ser precisos outros três para regressar, enquanto numa passadeira o botão “stop” está logo ali à mão.
  2. Quando está frio, a temperatura corporal pode ser regulada mais facilmente, ao contrário do que acontece nos dias de calor que faz com que o corpo receba o dobro da dose de calor, principalmente quando se está a correr.
  3. Torna os corredores mais fortes, tanto a nível físico como mental. Correr na rua em dias de Inverno endurece o corredor, podendo o mesmo ficar mais resistente a nível do sistema imunitário.(...) correr ao frio poderá ser o impulso inicial que o corredor precisa para obter melhor resultados nos treinos. Importante também lembrar que o exercício reduz os níveis de stress, o que leva o corredor a melhor lidar com os problemas diários.
  4. Correr em grupo. Correr acompanhado no Inverno pode ser a melhor solução para as desistências. Quando se combina treinos com amigos a vontade de estar com eles costuma ser maior do que a desculpa para adiar a corrida. Uma vantagem adicional de correr em grupo é ter alguém com quem reclamar sobre o mau tempo.
  5. Correr com frio, neve, chuva e vento pode prejudicar em muito quem costuma fazer treinos de velocidade. Porém o Inverno pode ser considerado uma mais-valia para os treinos de força e resistência. Nestas corridas a pessoa deve deixar de se preocupar tanto com a velocidade a que corre e mais com a postura e tipo de passada, por exemplo. E claro, não esquecer de fazer o devido aquecimento e alongamentos.
Gosto que acreditem que foi nisto que pensei para, num acto de insanidade mental, me fazer à estrada hoje. Mas não... foi essencialmente pelo prazer que agora tenho sentadinha no sofá, que há umas horas fui apanhar chuva, vento e areia na cara. Não há sensação como esta!

Sem comentários:

Enviar um comentário