quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Romãs - benefícios e como as arranjar facilmente

Por trás destes bagos vermelhos, rosados e suculentos está um fruto com imensas propriedades benéficas para o organismo e para a saúde.
É uma fruta recomendada para diabéticos por ter quantidades quase nulas de sacarose (0,2 g por cada 100 g). Para além disso, ajuda a emagrecer porque é pouco calórica e tem um ligeiro efeito diurético.
É de fácil digestão e está indicada para problemas gastrointestinais, como diarreia, úlceras ou flatulência, bem como na prevenção das hemorróidas. Mais importante ainda é o facto de ser um excelente aliado contra o stress, a hipertensão e o colesterol alto, doenças cardiovasculares ou até mesmo contra o cancro, principalmente da próstata.
  • Não tem gordura nenhuma, apenas hidratos de carbono (e mesmo assim em quantidade reduzida) que dão energia de forma imediata, e um elevado teor de água, que lhe confere uma incomparável suculência e ajuda a manter o corpo saudável e hidratado.
  • Tem uma quantidade significativa de potássio, o que, aliado ao seu reduzido nível de sódio, ajuda a repor o nível hídrico das células. Isto traduz-se numa recuperação mais eficaz da saúde das células, melhorias no sistema nervoso e muscular, e redução da tensão arterial.
  • É rica em substâncias antioxidantes (flavonóides, pró-vitamina A e vitamina C, bem como  taninos, substância responsável pela sensação áspera do sabor da romã) que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
  • Possui ainda uma acção anti-inflamatória, digestiva e purificadora do sangue. 

Sei de várias pessoas (aka @ dias de uma princesa, por ex) que desistem de a comer pelo trabalho que supostamente dá a preparar... este post é essencialmente para essas pessoas... para vos mostrar que é bem mais fácil do que parece, algo que aprendi num qualquer programa do Jamie Oliver... eheh

 1. Renunir uma romã, uma faca, uma colher de pau e uma faca

 2. Cortar as duas extremidades da romã.

 3. Cortar a romã em duas metades.

 4. Bater vigorosamente com a colher de pau nas "costas" da romã.

 5. E isto são os poucos baguinhos que sobram e que serão facilmente retirados com uma colher.

6. Acabaram as desculpas para não comer mais romãs... e são tãããããããão boas!

1 comentário: