sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Note to self: beber (mais) água

Se há coisa em que peco, nesta coisa das alimentações correctas, é na ingestão de água... Tento lembrar-me, tenho uma garrafinha no trabalho, bebo muitos chás mas acho que fica sempre aquém do necessário.

"A água é a componente mais abundante do organismo, constituindo entre 60 a 70% do corpo de um adulto. Embora a sua ingestão não influencie o gasto energético de uma forma directa, participa em muitas outras funções fundamentais ao normal funcionamento do nosso organismo e que podem influenciar o metabolismo. É o caso, por exemplo, da regulação da temperatura corporal, do transporte de nutrientes e da eliminação de resíduos metabólicos. Cada adulto deve ingerir 2 a 3 litros de água por dia. Dois litros em forma de líquidos e o restante através de alimentos, como a fruta e legumes."

Andei a estudar umas garrafas xpto na amazon, as HydraCoach que têm tanto de útil quanto de parvo... Gastar um balúrdio para ver a quantidade de água que se ingere... socorro!

Mas tenho que fazer um esforço, tanto a nível metabólico quanto a nível de saúde da pele... E mesmo a nível de treinos, com as corridas acabo por gastar mais líquidos que deveria repor... e para evitar desidratação e consequente cansaço durante as mesmas... E só por causa disso vou ali beber um copito... hic!

2 comentários:

  1. Olha, eu é ao contrário...na questão da alimentação saudável é das coisas que menos me custa...há imenso tempo que bebo 1,5lt a 2lt de água por dia...até agora já bebi 1 garrafa de 1,5lt de água e uma caneca grande de chá ;) aposto que rapidamente te habituas a isso! *

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de beber água, não me importo nada... mas às vezes o dia é uma correria e não consigo controlar a quantidade ingerida... devia lembrar-me mais disso... mas vou fazer um esforço...

    ResponderEliminar