quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Granola crocante de quinoa caseira

O pequeno-almoço é a primeira refeição dia, que quebra o jejum depois do período de sono. Durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são apenas utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo, pelo que é de extrema importância nunca omitir esta refeição para repor estes níveis e assim melhorar o rendimento cognitivo e concentração, evitar a fraqueza ao final da manhã e reduzir o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia. (link)

A granola crocante de quinoa é uma opção fácil e saudável para começar o dia ou para enriquecer o lanche da tarde. Aveia, quinoa, linhaça, sementes, amêndoa, mel e óleo de côco. Tudo em quantidade controlada, sem aditivos, açúcares refinados ou conservantes.

Ingredientes sólidos:
1. 300g  Aveia (sem glúten)
2. 1chávena Quinoa (crua e lavada)
3. 1c.sopa Cacau magro
5. Sementes (30g Linhaça, 30g Abóbora e 30g Girassol)
6. Miolo de amêndoa (triturado grosseiramente)
7. Passas
8. Arroz tufado (opcional)

Ingredientes líquidos:
4. 2c.sopa Óleo de Côco
9. 50g Mel

Num recipiente juntar todos os ingredientes sólidos (excepto o cacau, as passas e o arroz tufado). À parte, levar a lume brando os ingredientes líquidos e o cacau até o óleo de côco se dissolver.
Envolver a mistura sólida com a mistura líquida.


Distribuir sobre um tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante aproximadamente 30min (ou até dourar), tendo o cuidado de ir mexendo durante esse tempo.
Tirar do forno, juntar as passas e o arroz tufado e deixar arrefecer. Atenção que quando sai do forno não está logo crocante, terá que arrefecer primeiro. Guardar em recipiente com fecho hermético.


O cheirinho a côco e cacau que fica na cozinha é simplesmente indescrítivel. It smells like heaven! Podem adicionar-se outros ingredientes a gosto. Acompanhem com iogurte e fruta.

quinoa (a proteína em grão) -  rica em proteínas, ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. quantidades significativas de ômega 3 e 6 são ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças (osteoporose e hipertensão), devido a presença de cálcio. Auxilia ainda o bom funcionamento do sistema nervoso, dá a sensação de saciedade e benificia o sistema imunológico.(link)

5 comentários:

  1. onde se vende óleo de côco? vêm em imensas receitas americanas mas nunca vi (tb nunca procurei muito, confesso)

    ResponderEliminar
  2. O meu filho comprou num site inglês!
    Fiz esta receita e adorei!

    ResponderEliminar
  3. Em São Paulo, compro na zona cerealista, próximo ao Mercado Municipal.Loja, Empório do Arroz.

    ResponderEliminar