quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Leite com chocolate após os treinos

Depois de ver ESTE vídeo, fiquei a pensar no que o nutricionista Vitor Hugo Teixeira disse acerca do leite com chocolate ser uma boa bebida pós treino e fui investigar....

 Já falei AQUI sobre alguns malefícios do consumo de lactose. No entanto, para pessoas que não sofrem de alergias, intolerâncias, dores, acne e intestino preguiçoso o leite com chocolate pode ser uma ótima opção de alimento para recuperação pós-exercício. Após o exercício existe uma “janela metabólica” importante que não deve ser desperdiçada. Neste período para a melhor recuperação, deve-se ingerir nutrientes necessários como proteínas e hidratos de carbono.


Estudos apoiam o leite com chocolate
Vários estudos apoiam a ideia de que o leite com chocolate é um suplemento benéfico após os exercícios físicos. O The International Journal of Sport Nutrition and Exercise e a James Madison University conduziram estudos para determinar a efectividade do leite com chocolate como uma bebida de recuperação pós actividade física.
 
Um estudo de 2005 exposto na International Journal of Sport Nutrition and Exercise envolveu 9 atletas masculinos que foram instruídos a pedalar até que tivessem esgotado toda a sua energia muscular. Esses ciclistas descansaram por algumas horas, durante as quais beberam leite com chocolate, uma bebida desportiva ou uma nova bebida desportiva que tinha uma proporção de hidratos de carbono e proteínas similar ao do leite com chocolate. Os ciclistas, então, pedalaram novamente até exaustão. Durante a segunda rodada de ciclismo, aqueles que beberam o leite foram capazes de pedalar cerca de 50% mais tempo do que aqueles que beberam a bebida desportiva sintética e o mesmo tempo daqueles que beberam a bebida desportiva. No estudo de 2009 da James Madison University, 13 jogadores masculinos de futebol da universidade treinaram por diversas semanas e foram dados ou o leite achocolatado ou uma bebida de recuperação com carboidratos após as seções mais intensas. Os pesquisadores conduziram testes específicos para avaliar a recuperação muscular e descobriram que aqueles que beberam o leite achocolatado obtiveram níveis de danos musculares mais baixos do que aqueles que beberam a bebida de hidratos de carbono. Ambos os estudos apontam o leite achocolatado como um alimento ecfetivo na recuperação pós-actividade física.
 
Um alimento completo
Estes estudos demonstram o que vários nutricionistas proclamaram, alimentos completos, como o leite com chocolate, contêm nutrientes chave e componentes que não podem ser encontrados em suplementos elaborados pela engenharia. Beber água pode ajudar com a hidratação, mas não ajuda a reparar os danos celulares que ocorreram durante o exercício intenso. O leite com chocolate também fornece hidratação e muitas outras coisas boas. Os atletas perdem minerais através do suor, incluindo cálcio, potássio e magnésio, e o leite contém esses e outros traços de minerais que não podem ser duplicados em laboratório.
 
Hidratos de Carbono bons
Quando se faz exercício intenso, usamos as reservas de glicose (glicogênio) que fornecem energia aos músculos. Para reabilitar os músculos e preencher a suas reservas de energia novamente, a American College of Sports Medicine recomenda que se coma uma porção de hidratos de carbono  nos 30 minutos que se seguem ao exercício.
O leite com chocolate  contém esses hidratos de carbono e principalmente na forma de açúcar, que também é crítico para a recuperação muscular. Os altos níveis de insulina que resultam na ingestão de açúcar ajudam a forçar a glicose para dentro dos músculos, o que acelera a reparação muscular.

Proteína perfeita
As bebidas desportivas contêm hidratos de carbono, mas os profissionais de fitness defendem que a adição de algumas proteínas em lanches pós-treino ajuda a acelerar a reparação dos músculos e a restauração do glicogênio, melhor do que apenas o hidrato de carbono.
É considerada ideal a ingestão de 10 a 20 gramas de proteína, sendo que um copo de leite com chocolate  contém cerca de 8 a 11 gramas. Consumir de 350 a 470 ml do leite dentro de meia hora após o exercício vai satisfazer a necessidade de proteínas pós-treino. O leite contém um dos melhores tipos de proteínas para auxiliar a recuperação. É composto por 80% da proteína caseína e 20% da proteína do soro do leite. Os músculos cansados vão consumir rapidamente os aminoácidos da proteína do soro do leite, enquanto a caseína é digerida mais lentamente e se mantém disponível para os músculos por horas após o treino.

Avaliar o exercício
Tanto os atletas amadores como profissionais podem beneficiar de um copo de leite com chocolate após o treino. 
É bom, no entanto, não esquecer que um passeio na rua não trabalha intensivamente os músculos o suficiente para merecer uma bebida de recuperação. Apesar dos seus efeitos positivos após os exercícios, o leite com chocolate ainda possui uma quantidade significante de gorduras e calorias. É melhor ser honesto sobre a intensidade do exercício, desportos de resistência como ciclismo, corridas de longa distância e natação requerem exercícios frequentes super intensas com intervalos, que justificam, nesses casos, o leite com chocolate para melhorar a sua performance.


Estive então a comparar o rótulo de 3 variedades de leite com chocolate da mesma marca - MIMOSA - leite com chocolate tradicional, com menos açúcar (Bem essencial) e a versão light - em relação aos factores que considero mais importantes: calorias, proteínas, hidratos de carbono e lípidos.


Conclui-se assim que, entre estes três tipos de leite, a melhor opção para o pós treino é a versão light por ter menos calorias, mais proteína, menos hidratos de carbono (açúcares) e menos gordura.

Sem comentários:

Enviar um comentário