quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Evitar o desperdício alimentar

A revista Continente Magazine do mês de Fevereiro traz algumas dicas que considero além de económicas, formas saudáveis de aproveitar alimentos. A nutricionista Mayumi Thaís Delgado traça uma lista de 10 passos que facilitam esse caminho.

Vou apenas enumerar os que considero mais diferentes do habitual, pequenos truques para maximizar o aproveitamento alimentar.

  1. Costuma deitar sempre fora os talos das hortaliças? - já experimentou colocá-los no puré da sopa ou em molhos? Caso não faça sopa no dia em que vai desperdiçar os talos (couve-flor, brócolos...) não os deite fora, dê-lhes um escaldão de 1 a 2 minutos, passe-os por água fria, escorra-os bem, coloque-os num saco e congele-os de seguida. O escaldão é importante para preservar melhor as suas características organolépticas (cheiro e sabor) e nutricionais durante a congelação. Faço sempre isto! É optimo para enriquecer sopas.
  2. Se abrir um pacote de leite e se não o for consumir todo dentro dos próximos dias, pode congelá-lo num recipiente com tampa - quando o descongelar mexa-o para voltar a homogeneizar. Faça o mesmo com a polpa de tomate. Uma ideia prática é utilizar as formas de gelo para congelar a polpa em pequenas porçoes que pode ir utilizando à medida das suas necessidades.
  3. Aproveite totalmente os legumes - Para quê deitar fora a parte verde do alho-francês? E porquê descascar a curgete? No caso do alho-francês, poderá utilizar a parte mais verde para a sopa ou em vez de o utilizar no puré, utilize-o ripado em alternativa a outro tipo de couve. Em relação à curgete, pode ultilizar a polpa para o puré da sopa e a casca cortada às tiras para salteá-la com cenoura também cortada às tiras.

Sempre me irritou o desperdício de alho francês... no acto de compra acabamos por pesá-lo e pagá-lo por inteiro e depois o que realmente se aproveitava era metade disso ou menos. A sopa que fiz hoje foi também com essa parte verde do alho-francês (entre outros legumes) e ficou óptima... não volto a deitá-la fora. Outra coisa que já fazia antes era guardar e utilizar os talos que habitualmente são desperdiçados como o dos brócolos e couve-flor para purés, esmagadas ou sopas... adoro!

2 comentários:

  1. que óptimas dicas :) vou lembrar-me delas. Também sempre me fez imensa confusão desperdiçar grande parte dos legumes. Estas são excelentes alternativas.

    Beijinhos, C. *

    ResponderEliminar