Sair de casa a correr, encontrar-me com uma amiga e seguirmos juntas km por km. Até ao 14º km em que começou a chover torrencialmente. E continuar até ao 16º sem parar. Chegar a casa encharcada e enfiar-me no banho quente. Parece incrível mas acreditem que há poucas sensações como esta, de ultrapassar os nossos limites com aquele sentimento de missão cumprida.
É importante saber que o treino longo traz benefícios importantes (mesmo para quem não anda a treinar para longas distâncias). Traz confiança e resistência física e mental. De um ponto de vista mais científico, também podemos dizer que os treinos longos aumentam o número de mitocôndrias e capilares nos músculos activos, melhorando a capacidade destes músculos em utilizar oxigénio. Mas a razão mais importante dos treinos longos é a capacidade dos músculos retardarem o aparecimento da fadiga.
Trabalhar a resistência e não a velocidade (para isso servem os treinos intervalados).
Durante o treino longo, o ritmo correcto deveria permitir conversar com o corredor do lado sem ficar ofegante. Se se acelerar demasiado, o cansaço não permitirá concluir o treino com sucesso. Mas, por outro lado, se se for muito mais lento do que a velocidade a que se está habituado, podem surgir dores, por causa da diferença de ritmo.
O meu plano de treino incluirá sensivelmente um treino longo por semana (agora 16km e mais tarde 18km) intercalados com 5, 8 e 12 km... Hoje senti-me realmente bem... e a corrida continua!
Quero esta motivação! Tenho de fazer por ela!
ResponderEliminarCusta começar mas à medida que vais aumentando o tempo e a distância e a resistência vai-se tornando um prazer.. Começa por distâncias curtas intercaladas com caminhada.. E aos poucos vais evoluindo!
ResponderEliminar