sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Smoothies detox 1... 2... 3...

No rescaldo dos excessos das festividades, guardei para o segundo dia do ano, um plano detox que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é sinónimo de dieta radical, restritiva e cheia de ingredientes malucos.
A detoxificação, ou simplesmente detox, é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Com o padrão de vida atual, baseado numa alimentação pobre em vitaminas e rica em hormonas, toxinas, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do organismo e trazem sintomas como cansaço excessivo, insónia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquidos, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso... por tudo isto, vale a pena experimentar a detox.

A dieta detox não tem muitas diferenças de uma dieta saudável. Apostar em alimentos naturais e excluir os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergénico como laticínios, leite de soja, glúten (trigo), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

Posto isto, ontem, tentei acompanhar a proteína das refeições principais sempre com um smoothie rico em frutas, vegetais e sementes.


  1. Linhaça, banana, frutos vermelhos, espinafres e limão
  2. Couve, 1/2pepino, 1/2papaia, maçã verde e leite de aveia
  3. Linhaça, couve, abacate, frutos vermelhos, leite de aveia e pimenta caiena
Confesso que, se os dois primeiros até nem estavam maus de todo, o terceiro estava intragável... Blhac! Enfim... mas as minhas tripas continuam sem sinais de alarme, não houve vomitos nem outras catástrofes que tais.

Agora 2014 segue, com o objectivo de manter a alimentação que adoptei para 2013 e com as conquistas que daí advêm.

______________________
informação acerca da detox daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário